Viver de Crédito | Criação de Sites para Correspondentes Bancários - Como ser Correspondente Bancário

Diferença entre Agente de Crédito, Promotora de Crédito e Substabelecido: 3 Tipos de Correspondente Bancário

Você vai ler neste artigo:

Você sabe a Diferença entre Agente de Crédito, Promotora de Crédito e  Substabelecido? Conheça os principais tipos de Correspondente Bancário.

Aqui na Viver de Crédito a gente recebe esta pergunta com frequência. Não pretendo mostrar uma solução pronta, mas trazer a diferença entre os três principais tipos de atuações dentro do mercado de correspondentes bancários, para ajudar você a decidir qual modelo adotar para abrir um correspondente bancário.

Não esqueça de colocar a sua opinião nos comentários abaixo, ⬇ pois é a sua opinião que me ajuda a rechear esse blog de conteúdo!

Você sabe a Diferença entre Promotora de Crédito, Agente de Crédito e  Substabelecido? Conheça os principais tipos de Correspondente Bancário.

Diferença entre Agente de Crédito, Promotora de Crédito e  Substabelecido

Agente de Crédito 

Um agente de crédito é um profissional ou empresa que atua de forma independente na intermediação de crédito bancário, sendo autorizado a vender crédito bancário, por meio de contrato de parceria firmado com um correspondente bancário.

Embora seu modelo de atuação seja a de terceirizado, o agente de crédito deve obrigatoriamente possuir a Certificação de Correspondente no País e está sujeito a todas as regulamentações e requisitos legais para garantir a proteção dos consumidores e integridade do Sistema Financeiro Nacional.

Ele pode representar várias instituições financeiras, como bancos, cooperativas de crédito, financeiras, entre outros, e ajudar os clientes a encontrar as melhores opções de crédito com base em suas circunstâncias financeiras e necessidades.

Apesar das diretrizes jurídicas, o Agente de Crédito certificado pode se posicionar como um Correspondente Bancário no mercado.

Antigamente, o Agente de Crédito era popularmente conhecido como “Pastinha”, mas com o amadurecimento do mercado e regulação da profissão, este termos acabou se tornando pejorativo, e hoje em dia, pode remeter a fraudadores ou pessoas despreparadas que não sabem vender crédito bancário de forma ética ou responsável.

No mercado de correspondentes bancários, a origem do termo “Pastinha” referia-se a um agente de crédito autônomo ou intermediário que atuasse de forma independente, sendo terceirizado de uma empresa de correspondente bancário. O termo “pastinha” surgiu quando o mercado ainda não era digital e dependia da coleta de assinatura física em contratos de empréstimos.

Logo, o Pastinha é uma referência ao hábito de organizar documentos e informações em uma pasta para apresentar aos bancos, facilitando o processo de análise e aprovação de crédito. Os Pastinhas desempenharam um papel importante na simplificação do acesso a serviços financeiros, especialmente para clientes que tinham dificuldades de locomoção ou de lidar diretamente com os bancos. Com o tempo e a chegada da formalização digital, este termo perdeu o sentido. 

O Agente de Crédito pode trabalhar tanto para outros correspondentes bancários, de qualquer porte, e/ou, diretamente para as Promotoras de Crédito, por meio de contrato firmado, atuando como representante autorizado de correspondente bancário.

Ao se cadastrar junto a uma dessas empresas que exercem atividade de correspondentes bancários, o  agente de crédito recebe das mesmas todo suporte necessário para realizar sua atividade.

Além disso, recebe material de apoio, listagens e treinamentos, sendo remunerado por meio de comissionamento por cada contrato negociado e integrado, sem a necessidade de contra apresentar nota fiscal para o recebimento de comissões, uma vez que o parceiro fica responsável por isso.

Apesar de via de regra, o percentual de comissionamento ser menor, ainda assim, este é um excelente modelo de atuação para quem deseja iniciar na atividade de correspondente bancário e ganhar experiência, antes de investir em uma empresa de correspondente bancário porte maior.

Pode ocorrer do correspondente bancário parceiro exigir do agente autônomo, a emissão de um RPA – Recibo de Pagamento a Autônomo ou assinatura de recibo de comissões.

A atuação como Agente de Crédito no mercado de crédito não é incomum. No ciclo da intermediação de crédito, muitos correspondentes bancários atuam como terceirizados, ou seja, o Banco na ponta firma contrato com uma Promotora de Crédito, que firma contrato com um Correspondente Bancário, que firma contrato com o Agente de Crédito. 

E há ainda um modelo de desdobramento onde um Agente de Crédito se posiciona como Correspondente Bancário e firma contrato de parceria com outro Agente de Crédito, que nesta cadeia atua como um quarteirizado ou quinteirizado na cadeia de intermediação.

Afinal, o agente de crédito em campo é mais um intermediário entre o cliente e a instituição financeira. 

Todavia, é muito importante conhecer ao cliente, entender aos seus desejos, conhecer bem os produtos que está vendendo (linhas de crédito), para saber direcioná-lo da maneira correta.

>> Leia também: MEI pode ser Correspondente Bancário?

Promotora de Crédito

A Promotora de Crédito, como é conhecido o Correspondente Bancário de nível “Sênior”, é a empresa cadastrada diretamente por um ou mais Bancos, sem intermediários.

Geralmente, o perfil que os bancos preferem cadastrar diretamente é o do Correspondente Bancário posicionado como Promotora de Crédito, que já possui muitos anos de cadastro, experiência, estrutura orçamentária e entrega de produção substancial, já que absorve a produção de diversos outros Correspondentes menores.

Tem acesso amplo a toda estrutura do banco, desde o fornecimento de login-mãe, até material de apoio, de marketing, reuniões com Superintendência, negociação de comissões, exclusividade, etc.

Como já mencionado, é também responsável por entregar a produção dos Agentes de Crédito e/ou Correspondentes Bancários menores, atuando como uma intermediária entre estes profissionais e a Instituição Financeira.

Ela se responsabiliza também pelo repasse de comissões aos mesmos, emissão de notas fiscais para recebimento dos Bancos e entrega de material de apoio e suporte operacional aos profissionais a que assiste.

Muitas instituições financeiras não cadastram pequenos correspondentes bancários e terceirizam automaticamente para uma promotora de crédito, com quem negociam condições diferenciadas. Podendo incluir exclusividade, estas promotoras absorvem aos cadastros destes Correspondentes Bancários.

Substabelecido

Admite-se o substabelecimento do contrato de correspondente bancário, em um único nível, desde que o contrato inicial preveja essa possibilidade e as condições para sua efetivação, entre as quais a anuência da instituição contratante.

A instituição contratante, para anuir ao substabelecimento, deve assegurar o cumprimento das disposições desta Resolução.

É vedado o substabelecimento do contrato no tocante às atividades de atendimento em operações de câmbio.

O substabelecimento foi regulamentado pelas resoluções 3.954/2011 e 3.959/2011 do BACEN.

Quando substabelecido o Correspondente Bancário recebe um código direto com o banco e obtém maior acesso aos bancos e benefícios comerciais.

Para ser substabelecido é preciso ser Pessoa Jurídica e o CNAE deve atender às exigências da Instituição Financeira a qual substabelecerá.

E se você precisa da nossa ajuda para iniciar no mercado de Correspondentes Bancários ou ainda tem dúvidas sobre a diferença entre Agente de Crédito, Promotora de Crédito e Substabelecido, entre em contato conosco.

Vamos agendar um bate-papo sem compromisso para você descobrir como podemos te ajudar.


Siga-nos no Instagram: @viverdecredito.

Um forte abraço.

Rosa Oliveira
CEO & Gerente de Projetos Digitais da Viver de Crédito

Respostas de 34

  1. Gostaria de saber como faço para abrir uma promotora de crédito ?

  2. Gostaria de saber como eu faço para abrir uma promotora ?

  3. Gostaria de saber como faço pra me tornar uma promotora de crédito ?

  4. Olá, Josivaldo, tudo bem? A sua promotora certamente poderá te indicar para ser subs dos bancos.

  5. Olá, Jonatas, tudo bem? Pode atuar com mais de uma, sim. Entretanto, precisa pensar no planejamento da sua produção, operacional e relacionamento com seus parceiros-chave, para não diluir o seu posicionamento, e consequentemente, demorar mais tempo para obter resultados.

  6. Olá, Flávio, tudo bem? Que bacana! Então, você suponho que você já atue há alguns anos no mercado, certo? Você é corban de qual nicho? Abraços.

  7. Olá, Jaciara, tudo bem? Que tipo de dicas te ajudariam?

  8. Boa noite, Jalmar, tudo bem? Você está em qual país? Por favor, me escreva um e-mail a respeito das suas dúvidas. Saudações.

  9. Oi, Samara, tudo bem? Que bacana que você se interessa pela atividade. Entre em contato comigo por e-mail (rosa@viverdecredito.com.br) e me diga como posso te ajudar, quais são suas dúvidas para começar e expectativas com a atividade. Abraços.

  10. Bom dia Rosa!!
    tenho muito interesse no assunto.
    gostaria de saber mais sobre como me torno um correspondente bancario

  11. Boa noite,
    Como posso contactar vocês sobre implementar uma destas modalidades de ator no mercado de correspondente bancário.
    (55)984585468

  12. Bom dia estou precisando deixar de ser sub das outras promotora, querer negociar com o Banco já sou sub a 6 anos

  13. Olá, poderia me dizer se as promotoras exigem exclusividade nas parcerias, ou posso ser parceiro de várias promotoras? Agradeço.

  14. olá! sou funcionária em uma agencia de crédito,e estou prestes a abrir minha própria agencia em outra cidade,gostaria de algumas dicas pra começar bem o meu negócio.

  15. Ola Rosa boa tarde tenho um ativo interesse ,sobre o assunto, podemos conversar ?
    (12) 997867626

  16. Quais os requisitos para ser MEI ou agente de crédito, para cadastrar em promotoras de crédito?

  17. OLá, Anderson, que bacana! Muito obrigada pelo seu feedback. Conte conosco sempre.

  18. Olá Rosa Oliveira, tudo bem?
    Gostei muito do artigo, pois deu a informação precisa e abrangente.
    Nós já temos algum tempo de mercado de empréstimos, mas sempre é bom nos atualizar.

  19. Olá, Solange, tudo bem? Que bom que você gostou. Nosso zap é (11) 948513521. Abraços.

  20. Olá. Quero me tornar um agente autônomo de crédito, qual o melhor caminho para iniciar?

  21. Olá, boa tarde. Gostei muito do seu artigo gostaria de conversar com vc para tirar algumas dúvidas sobre esse assunto!Qual seu zap?

    Solange

  22. Gostariade ter minha empresa direto como promotora, assim trabalharia direto com os bancos, qual seria o procedimento?

  23. Boa noite, gostaria de maiores informações sobre subestabelecido !!

  24. Olá, Lucélia, tudo bem? Entre em contato conosco pelo whatsapp que lhe ajudaremos. Abraços.

  25. Preciso de instruções para abertura da minha financeira .
    Obg , aguardo seu contato

  26. GOSTARIA DE SABER COMO SE TORNAR UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO E OS BENEFICIOS

  27. Olá, Mauro! Claro, Chame a gente no Whatsapp! Um abraço.

  28. Ola!
    Gostaria de bater um papo sobre o assunto assim chehar a um denominador comum sobre o assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Picture of Viver de Crédito®
Viver de Crédito®

Somos uma agência digital referência, especializada em sites para correspondentes bancários, além de outras soluções específicas para o mercado de crédito.

Nosso manifesto

Editorias

Picture of Time de Marketing
Time de Marketing
Todos os artigos
Picture of Rosa Oliveira
Rosa Oliveira
Todos os artigos
Picture of Luiza Olinda
Luiza Olinda
Todos os artigos
error: Conteúdo Protegido!!
Como ser correspondente bancário

Faça sua pré-inscrição e garanta sua vaga na próxima abertura do Fórmula Corbantech.