Viver de Crédito | Criação de Sites para Correspondentes Bancários - Como ser Correspondente Bancário

Manifesto Viver de Crédito

Pela valorização da profissão, empoderamento digital do Correspondente Bancário no Brasil e evolução do crédito bancário

São Paulo, 1º de janeiro de 2018.

Alta performance para Correspondentes Bancários

A Viver de Crédito nasceu nesta data, após uma transição que marca o reposicionamento e rebranding da marca anterior, a “Credmark”, fundada originalmente em 2007, com atuação exclusivamente presencial até o ano de 2011, presencial e digital de 2011 a 2013 (híbrida) e exclusivamente digital a partir de 2013, quando foi reposicionada para um “Correspondente Bancário Digital”. 

Sob o slogan “Alta Performance para Correspondentes Bancários”, a Viver de Crédito, surge em março de 2017, sob a ideia de ser um curso on-line (infoproduto) para ajudar correspondentes bancários comuns a se transformarem em Correspondentes Bancários Digitais, termo que cunhou de forma pioneira no mercado.

Em uma rápida remodelação já da nova marca, para atender as altas demandas que passam a surgir, a empresa passar a atuar com novas vertentes, se tornando, portanto:

  • uma agência de marketing digital, especializada em desenvolvimento de sites e blogs para correspondentes bancários, bem como, produção de conteúdos de inbound marketing para atração de usuários tomadores de crédito para nossos clientes; 

  • uma consultoria especializada em Posicionamento e Transformação Digital para Correspondentes Bancários, ajudando profissionais e empresas a fazer a transição para o digital, conectando estratégias antigas e novas, para gerar novos negócios por meio da internet; e

  • uma escola do mercado de crédito, para levar educação empresarial a correspondentes bancários, por meio de cursos, treinamentos, mentorias e outros formatos de conteúdos.

Contribuindo para criar valor no mercado de crédito.

O lema: “contribuindo para criar valor no mercado de crédito”, mais do que um slogan, incorpora-se à nossa missão, trazendo “alma” para a marca Viver de Crédito e surge a partir da percepção de que o segmento de Correspondentes Bancários neste modelo de atuação, é de extrema importância no processo de evolução do mercado de crédito no Brasil.

Por outro lado, a trajetória da atividade de Correspondente no País é marcada por uma série de desafios não-controláveis pelo Corban, já que o mesmo atua sob forte regulação, o que seria um movimento natural para qualquer tipo de instituição financeira, não fosse ainda, o fato de que o segmento de Correspondentes Bancários no Brasil é formado por profissionais que dependem de intermediários para o exercício da profissão, diretos ou indiretos.

Nesta relação de submissão, portanto, sujeita-se a regras e estratégias de prospecção obsoletas ou pouco competitivas, tais como o telemarketing ativo ou autorregulação que podem impor condições de desigualdade perante bancos de rede e fintechs.

Além dos fatores de prospecção, a concorrência dentro do subsegmento de Correspondentes Bancários tornou-se excessivamente acirrada nos últimos anos, criou um “oceano vermelho” que estimulou práticas negativas que tendem a desvalorizar a profissão.

Fatores que conduzem o Correspondente Bancário para uma competição desmotivadora e que diz respeito à lentidão na atualização de Regulatórios, que consequentemente, dentre outras, o impede ou retarda o processo de formalização de CCB, tais como, utilização de nome-fantasia que faça analogia ao termo “banco”, práticas estas, que apresentam maior flexibilidade com relação à Lei das fintechs no Brasil, embora conste da Resolução 4656/2018.

Algumas políticas das instituições financeiras, que atuam em conjunto ou por intermédio das promotoras, pressionam o Correspondente Bancário de forma deprimente e desfavorecem à atividade, acarretando em prejuízos constantes, tais como: políticas de co-obrigação ou co-responsabilidade, estorno de comissão, pagamento diferido de comissão.

O Correspondente Bancário precisa ainda lidar com o risco de ser vítima de “clonagem de sua marca”, crime comum por golpistas que praticam fraudes e cobram falsas taxas adiantadas de clientes para liberação de empréstimo e ao receber o adiantamento, desaparecem, gerando aborrecimentos e danos para o Correspondente Bancário que teve sua marca envolvida em ilegalidade, o que acarreta, inclusive, em matérias jornalísticas que, por vezes, induzem o espectador a generalizar a atividade como de baixa confiabilidade.

A grande preocupação é que os problemas, em muitos casos, por um lado não só levam o Correspondente Bancário ao desespero por bater metas e formalizar contratos, como também, por outro lado, estimula alguns profissionais a ultrapassar os limites éticos.  

Clientes recebem na maior parte dos casos sem ter concedido autorização, diversos telefonemas de Correspondentes Bancários com suas ofertas de crédito, disputando pela assinatura na CCB, um marketing de terror…

E para piorar, muitos contratos são formalizados sem o consentimento e conhecimento do cliente, em operações novas, refinanciamento e portabilidades de crédito.

Mas é na portabilidade que o Correspondente Bancário sofre ainda mais. Se submete a um processo de ansiedade que dura de 15 a 20 dias. Se tudo der certo. 

A portabilidade solicitada pelo Correspondente Bancário pode ser retida com o aceite do cliente pelo banco de origem e resultar na perda da comissão e do cliente. 

A portabilidade pode ser retida pelo banco de origem, mesmo sem o aceite do cliente. 

A portabilidade pode ser desviada por outro Correspondente Bancário desesperado por bater meta e/ou antiético. 

O Correspondente Bancário precisa se submeter a um prazo longo para aceitar processos de portabilidade, enquanto os bancos de rede, aceitam com prazos muito menores.

Muitos Correspondentes Bancários acabam acreditando que certas atitudes antiéticas são a única maneira de sobreviver no mercado de crédito. 

E a consequente desvalorização da profissão é uma situação muito injusta. Muito mesmo. E atinge os excelentes profissionais que há no mercado de Corbans e que trabalham dentro da legalidade, ética e honestidade.

O segmento de Correspondente Bancário não precisa ser assim. O Correspondente Bancário não deve agir assim. Todos os fatores que estão massacrando o profissional todos os dias não podem continuar assim. Isso precisa mudar. Precisa melhorar. 

Muitos profissionais sérios e respeitados se sentem muito mal com esse tipo de atitude e estão desanimados com a desvalorização da atividade que esses fatores produzem.

A certificação obrigatória de Correspondente no País e outras complementares, que surgiram para regularizar a profissão e ajudar a melhorar a atividade, foi um fator positivo. Porém, as associações de classe habilitadas para certificar a atividade aparentam não ter forças robustas para atuar em favor do Corban. E dependendo do caso, parecem agir em favor dos bancos e não do Correspondente Bancário. 

E foi para demonstrar nosso posicionamento pela valorização da profissão e do mercado de crédito que criamos este manifesto. 

O seu objetivo é chamar atenção das instituições financeiras, órgãos públicos, associações de classe e Correspondentes Bancários que prezam pela qualidade do crédito que é intermediado e mostrar que existem formas de melhorar, modernizar, digitalizar e modernizar o trabalho do Correspondente Bancário no Brasil.

Contribuindo para criar valor e reinventar o mercado de crédito.

Queremos contribuir para reinventar o mercado de crédito. E que a atividade seja elevada ao patamar de reputação e referência no digital que as fintechs vem conquistando no Brasil, produzindo redução de custos, qualidade na operação, taxas justas, prospecção ética e não-invasiva, processos 100% digitais, de alta tecnologia e escaláveis. 

E ainda, que a profissão não só, não desapareça, como inclusive renasça com força e protagonismo, seja como Correspondente Bancário Digital ou Corbantech®. 

Mostrar que na verdade, aquilo que desvaloriza ou desvalorizou a profissão no passado, perde o sentido quando o Correspondente Bancário é empoderado de estratégias, ferramentas e acesso digital e passe a atuar em cenários nos quais não seja um dependente ou coadjuvante, mas sim, uma marca bem posicionada no mercado de crédito, um protagonista.

Para ajudar o profissional ou a empresa a se transformar em Correspondente Bancário Digital ou Corbantechs, usamos as técnicas de transformação digital para posicionar o Correspondente Bancário no cenário de Fintechs.

Já que estamos falando sobre Correspondente Bancário Digital, é preciso deixar claro que Correspondente Bancário e Digital são duas coisas diferentes. Correspondente Bancário é o negócio e Digital é a plataforma.

Referência em site para Correspondente Bancário

Sendo a primeira plataforma voltada para o correspondente bancário no mercado de crédito a oferecer conteúdos que conduzem à transformação para o digital e um novo posicionamento, por meio de nosso método, barateamos, democratizamos, desbravamos caminhos e desenhamos uma nova forma de vender crédito, de maneira pioneira e posteriormente copiada por diversos players que surgiram no mercado. 

Corbantech® 

O conceito Corbantech® é uma marca criada e patenteada pela Viver de Crédito, usado como “a” para posicionar e “o” como método e produto.  É um termo originário da união das palavras correspondente bancário (corban) e technology (tech). 

O termo representa correspondentes bancários tradicionais que se transformaram em correspondentes bancários digitais, baseando-se no modelo fintech. Por meio das técnicas aplicadas, transformamos de maneira exclusiva e de resultados, a forma como o Correspondente Bancário Digital é capaz de produzir operações no mercado de crédito  e se posicionar como um agente independente. 

A transformação que promovemos tem como objetivo, reinventar, inovar e otimizar serviços de crédito bancário no Brasil, bem como, atender a uma demanda do consumidor 3.0, que deseja uma interação cada vez mais rápida, simples e digital.

A hashtag #GoCorbantech tem um significado neste movimento. 

Por que “GO” Corbantech? 

Porque o Corban nasceu tradicional e agora está indo (“go”, ou “ir” em português ) para o digital. Por outro lado, as fintechs já nasceram no ambiente digital e por isso são (“be”, ou “ser” em português), nativas deste ambiente!

Desta forma, entregamos uma Plataforma Digital de Crédito junto com o Corbantech. O Corbantech está presente em todos os produtos e serviços que produzimos.

Portanto, Corbantech é um conceito, Correspondente Bancário é o negócio e Digital é a Plataforma.

Uma plataforma sempre será uma plataforma, diferentemente de uma estratégia ou canal isolado! Construída para abrigar as estratégias e os canais que irão gerar novas formas de trazer clientes de uma maneira inovadora.

Contribuindo para criar valor, reinventar e conectar o mercado de crédito

Ao longo do tempo, novas estratégias surgem e velhas estratégias derretem, como está ocorrendo com o telemarketing ativo primeiro. A disposição para atender a um telefonema deu lugar ao aplicativo de mensagens.

Mas o legado ficou. 

É o legado que turbina a estratégia do novo posicionamento do Correspondente Bancário e dá o tom para a nova forma de atrair operações de crédito.

Por isso, nosso foco é cada vez maior em construir sites de alta performance para correspondentes bancários, ajudando-os a se posicionar no Google, principal buscador da internet, atrair vendas e autoridade, bem como, ter como centro da estratégia a construção de sua plataforma de crédito digital, agregando outros canais, parcerias e enriquecendo seu portfólio. 

Acreditamos que sites convencionais não servem para correspondentes bancários e fintechs líderes de mercado, por isso, estamos em constante atualização da infraestrutura que entregamos. 

Nós queremos continuar levando nossa mensagem para o mercado de crédito e essa mensagem não pode ser apenas nossa.

Ela tem que estar em sintonia com todo o ecossistema. Bancos, financeiras, promotoras, correspondentes bancários, agentes de crédito, correspondentes bancários digitais, corbantechs, fintechs, bigtechs, afiliados, bancários autônomos… 

A nossa bandeira está levantada. Estamos convocando a nossa tribo, renovando nosso propósito inicial, incorporando uma nova visão: 

Projetar o futuro, com base nas experiências que vivemos. Um retorno à história e a oportunidade de novas descobertas. Ir além do âmbito operacional, formar uma escola de pensamento do mercado de crédito, para conectar o antigo e o novo, preparada para projetar e antecipar paradigmas. 

É possível democratizar a disrupção no mercado de crédito e transformar o Correspondente Bancário tradicional que nas últimas duas décadas movimentou a economia e contribuiu para a evolução do mercado de crédito no Brasil. É preciso sanar suas dores também.

Acreditamos e manteremos nosso compromisso no mercado de crédito, de ser uma escola de pensamento do crédito preparada para quebrar paradigmas, e que promova a entrega pelo Correspondente Bancário de crédito e serviços de qualidade, com a manutenção da reputação ilibada e legado, usando intensamente a tecnologia e a inovação como diretrizes.

Com amor,

Rosa Oliveira
CEO da Viver de Crédito®

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Como ser correspondente bancário

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