Manifesto Viver de Crédito
Pela valorização da atividade, empoderamento digital do Correspondente Bancário no Brasil e pela reinvenção do crédito bancário com inovação, futurismo e inteligência artificial.
- Primeira publicação em 1 de janeiro de 2018
- Última atualização em 27 de julho de 2025
Este manifesto é vivo. Ele acompanha a evolução do mercado de crédito bancário e da nossa própria jornada. A cada atualização, ele retrata o espírito do tempo, registrando as mudanças, desafios e conquistas que moldam a transformação do crédito bancário no Brasil.
São Paulo, 1º de janeiro de 2018.
Alta performance para Correspondentes Bancários
A Viver de Crédito nasceu nesta data, após uma transição que marca o reposicionamento e rebranding da marca anterior, a “Credmark”, fundada originalmente em 2007, com atuação exclusivamente presencial até o ano de 2011; presencial e digital (híbrida) de 2011 a 2013; e exclusivamente digital a partir de 2013, quando foi reposicionada para um “Correspondente Bancário Digital”.
Sob o slogan “Alta Performance para Correspondentes Bancários”, a Viver de Crédito, surge ainda informalmente em março de 2017, sob a ideia de ser um curso on-line (infoproduto) para ajudar correspondentes bancários comuns a se transformarem em Correspondentes Bancários Digitais, termo cunhado, documentado e posicionado comercialmente por sua fundadora, Rosa Oliveira de forma pioneira no mercado de crédito bancário desde 2013.
Em uma rápida remodelação já da nova marca, para atender as altas demandas que passaram a surgir, a empresa passar a atuar com novas vertentes, se tornando, portanto:
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uma agência de marketing digital, especializada em desenvolvimento de sites e blogs para correspondentes bancários, bem como, produção de conteúdos de inbound marketing para atração de usuários tomadores de crédito para nossos clientes;
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uma consultoria especializada em Posicionamento e Transformação Digital para Correspondentes Bancários, ajudando profissionais e empresas a fazer a transição para o digital, conectando estratégias antigas e novas, para gerar novos negócios por meio da internet; e
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uma escola do mercado de crédito, para levar educação empresarial a correspondentes bancários, por meio de cursos, treinamentos, mentorias e outros formatos de conteúdos.
São Paulo, 26 de junho de 2018.
Contribuindo para criar valor no mercado de crédito
O slogan: “contribuindo para criar valor no mercado de crédito”, mais do que um slogan, incorpora-se à nossa missão, trazendo “alma” para a marca Viver de Crédito e surge a partir da percepção de que o segmento de Correspondentes Bancários, em seu modelo de atuação, é de extrema importância no processo de evolução do mercado de crédito bancário no Brasil.
Por outro lado, a trajetória da atividade de Correspondente no País é marcada por uma série de desafios não controláveis pelo Correspondente Bancário, já que o mesmo atua sob forte regulação, o que seria uma consequência natural para qualquer tipo de instituição financeira, não fosse ainda, o fato de que o segmento de Correspondentes Bancários no Brasil é formado por profissionais que dependem totalmente de intermediários para o exercício da profissão, sejam eles diretos ou indiretos.
Nesta relação de “submissão”, portanto, sujeita-se a regras e estratégias de prospecção obsoletas ou pouco competitivas, tais como o telemarketing ativo ou autorregulação que podem impor condições de desigualdade perante bancos de rede e fintechs.
Além dos fatores de prospecção, a concorrência dentro do subsegmento de Correspondentes Bancários tornou-se excessivamente acirrada nos últimos anos, criou um “oceano vermelho” que estimulou práticas negativas que tendem a desvalorizar a profissão.
Fatores que conduzem o Correspondente Bancário para uma competição desmotivadora e que diz respeito à lentidão na atualização de seus Regulatórios, que consequentemente, dentre outras, o impede ou retarda o processo de formalização de CCB, tais como: utilização de nome-fantasia que faça analogia ao termo “banco”, prática esta, que se mostra flexível com relação à lei das fintechs no Brasil, embora conste na sua Resolução 4656/2018.
Algumas políticas das instituições financeiras, que atuam em conjunto ou por intermédio de promotoras, pressionam o Correspondente Bancário de forma deprimente e desfavorecem à atividade, acarretando em prejuízos constantes, tais como: políticas de coobrigação ou co-responsabilidade, estorno de comissão, pagamento diferido de comissão, entre outras políticas, que de certa forma, são achadoras.
O Correspondente Bancário precisa ainda lidar com o risco de ser vítima de “clonagem de sua marca”, crime comumente praticado por criminosos que praticam fraudes e cobram falsas taxas adiantadas de clientes para liberação de empréstimo, e ao receber o adiantamento, desaparecem, gerando aborrecimentos e danos para o Correspondente Bancário que vê sua marca envolvida involuntariamente em ilegalidade, levando-o a sentir insegurança e desânimo, o que acarreta, inclusive, matérias jornalísticas que, por vezes, induzem o espectador a generalizar a atividade como de baixa confiabilidade.
A grande preocupação é que os problemas, em muitos casos, por um lado não só levam o Correspondente Bancário ao desespero por bater metas e formalizar contratos, como também, em outra esfera, estimulam alguns profissionais a ultrapassarem os limites éticos, como por exemplo:
Clientes recebem na maior parte dos casos, sem ter concedido autorização, diversos telefonemas de Correspondentes Bancários com suas ofertas de crédito, disputando pela assinatura na CCB, um marketing de assédio e terror…
E para piorar, há muitos casos em que contratos são formalizados sem o consentimento e conhecimento do cliente, em operações novas, refinanciamentos e portabilidades de crédito.
Mas é no processo de formalização em operações que cativa de portabilidade de crédito, que o Correspondente Bancário sofre ainda mais. Se submete a um processo de ansiedade que dura de 15 a 20 dias. Se tudo der certo.
A portabilidade solicitada pelo Correspondente Bancário pode ser retida com o aceite do cliente pelo banco de origem e resultar na perda da comissão e do cliente.
A portabilidade pode ser retida pelo banco de origem, mesmo sem o aceite do cliente.
A portabilidade pode ser desviada por outro Correspondente Bancário desesperado por bater meta e/ou antiético.
O Correspondente Bancário precisa se submeter a um prazo longo para aceitar processos de portabilidade, enquanto os bancos de rede, aceitam com prazos muito menores.
Muitos Correspondentes Bancários acabam acreditando que certas atitudes antiéticas são a única maneira de sobreviver no mercado de crédito.
E a consequente desvalorização da profissão é uma situação muito injusta. Muito mesmo. E atinge os excelentes profissionais que há no mercado de Correspondentes Bancários e que trabalham dentro da legalidade, ética e honestidade.
O segmento de Correspondente Bancário não precisa ser assim. O Correspondente Bancário não deve agir assim. Todos os fatores que estão massacrando o profissional todos os dias não podem continuar assim. Isso precisa mudar. Precisa melhorar.
Muitos profissionais sérios e respeitados se sentem muito mal com esse tipo de atitude e estão desanimados com a desvalorização da atividade que esses fatores produzem.
A certificação obrigatória de Correspondente no País e outras complementares, que surgiram para regularizar a profissão e ajudar a melhorar a atividade, foi um fator positivo.
Porém, as associações de classe habilitadas para certificar a atividade aparentam não ter forças robustas para atuar em favor do Correspondente bancário. E dependendo do caso, algumas parecem agir em prol dos bancos e não dos Correspondentes Bancários, ou simplesmente, como meros papagaios reprodutores passivos das atualizações regulatórias impostas, mesmo que não favoráveis.
Foi para demonstrar nosso posicionamento pela valorização da profissão e do mercado de crédito que criamos este manifesto.
Seu objetivo é chamar atenção das instituições financeiras, órgãos públicos, associações de classe e Correspondentes Bancários que prezam pela qualidade do crédito que é intermediado e mostrar que existem formas de melhorar, modernizar, digitalizar e modernizar o trabalho do Correspondente Bancário no Brasil.
São Paulo, 27 de fevereiro de 2019.
Contribuindo para criar valor e reinventar o mercado de crédito.
Queremos contribuir para reinventar o mercado de crédito bancário. E que a atividade seja elevada ao patamar de reputação e referência no digital que as fintechs vem conquistando no Brasil, produzindo redução de custos, qualidade na operação, taxas justas, prospecção ética e não invasiva, processos 100% digitais, de alta tecnologia e escaláveis.
E ainda, que a profissão não só, não desapareça, como inclusive renasça com força e protagonismo, seja como Correspondente Bancário Digital ou Corbantech®.
Mostrar que na verdade, aquilo que desvaloriza ou desvalorizou a profissão no passado, perde o sentido quando o Correspondente Bancário é empoderado de estratégias, ferramentas e acesso digital e passe a atuar em cenários nos quais não seja um dependente ou coadjuvante, mas sim, uma marca bem posicionada no mercado de crédito, um protagonista.
Para ajudar o profissional ou a empresa a se transformar em Correspondente Bancário Digital ou Corbantech, usamos as técnicas de transformação digital para posicionar o Correspondente Bancário no cenário de Fintechs.
Já que estamos falando sobre Correspondente Bancário Digital, é preciso deixar claro que Correspondente Bancário e Digital são duas coisas diferentes. Correspondente Bancário é o negócio e Digital é a plataforma.
São Paulo, 03 de maio de 2019.
Contribuindo para criar valor, reinventar e conectar o mercado de crédito
Corbantech®
O Corbantech® é uma marca criada e patenteada pela Viver de Crédito, usado como “a” para posicionar e “o” como método e produto. É um termo originário da união das palavras correspondente bancário (corban) e technology (tech).
O termo representa correspondentes bancários tradicionais que se transformaram em correspondentes bancários digitais, baseando-se no modelo fintech. Por meio do método aplicado, transformamos de maneira exclusiva e de resultados, a forma como o Correspondente Bancário Digital é capaz de produzir operações no mercado de crédito bancário e se posicionar como um agente de crédito independente dentro do setor.
A transformação que promovemos tem como objetivo, reinventar, inovar e otimizar serviços de crédito bancário no Brasil, bem como, atender a uma demanda do novo consumidor, que deseja uma interação cada vez mais rápida, simples e digital.
A hashtag #GoCorbantech tem um significado neste movimento.
Por que “GO” Corbantech?
Porque o Corban nasceu tradicional e agora está indo (“go”, ou “ir” em português ) para o digital. Por outro lado, as fintechs já nasceram no ambiente digital e por isso são “be digital” (“be”, ou “ser” em português), nativas deste ambiente!
Desta forma, entregamos uma Plataforma Digital de Crédito junto com o Corbantech. O Corbantech está presente em todos os produtos e serviços que produzimos.
Portanto, Corbantech é o método, Correspondente Bancário é o negócio e Digital é a Plataforma.
Uma plataforma sempre será uma plataforma, diferentemente de uma estratégia ou canal isolado! Construída para abrigar as estratégias e os canais que irão gerar novas formas de trazer clientes de uma maneira inovadora.
São Paulo, 15 de janeiro de 2020.
Conectando legado, tecnologia e o futuro do crédito
Ao longo do tempo, novas estratégias surgem e velhas estratégias derretem, como está ocorrendo com o telemarketing ativo primeiro. A disposição para atender a um telefonema deu lugar ao aplicativo de mensagens.
Mas o legado ficou.
É o legado que turbina a estratégia do novo posicionamento do Correspondente Bancário e dá o tom para a nova forma de atrair operações de crédito.
Por isso, nosso foco é cada vez maior em construir sites de alta performance para correspondentes bancários, ajudando-os a se posicionar no Google, principal buscador da internet, atrair vendas e autoridade, bem como, ter como centro da estratégia a construção de sua plataforma de crédito digital, agregando outros canais, parcerias e enriquecendo seu portfólio.
Acreditamos que sites convencionais não servem para correspondentes bancários e fintechs líderes de mercado, por isso, estamos em constante atualização da infraestrutura que entregamos.
Nós queremos continuar levando nossa mensagem para o mercado de crédito e essa mensagem não pode ser apenas nossa.
Ela tem que estar em sintonia com todo o ecossistema. Bancos, financeiras, promotoras, correspondentes bancários, agentes de crédito, correspondentes bancários digitais, corbantechs, fintechs, bigtechs, afiliados, bancários autônomos…
A nossa bandeira está levantada. Estamos convocando a nossa tribo, renovando nosso propósito inicial, incorporando uma nova visão:
Projetar o futuro, com base nas experiências que vivemos. Um retorno à história e a oportunidade de novas descobertas. Ir além do âmbito operacional, formar uma escola de pensamento do mercado de crédito, para conectar o antigo e o novo, preparada para projetar e antecipar paradigmas.
É possível democratizar a disrupção no mercado de crédito e transformar o Correspondente Bancário tradicional que nas últimas duas décadas movimentou a economia e contribuiu para a evolução do mercado de crédito no Brasil. É preciso sanar suas dores também.
Acreditamos e manteremos nosso compromisso no mercado de crédito, de ser uma escola de pensamento do crédito preparada para quebrar paradigmas, e que promova a entrega pelo Correspondente Bancário de crédito e serviços de qualidade, com a manutenção da reputação ilibada e legado, usando intensamente a tecnologia e a inovação como diretrizes.
São Paulo, 20 de fevereiro de 2022.
Referência em sites para Correspondentes Bancários
A Resolução CMN nº 4.935/2021 passa a vigorar e corrige uma defasagem histórica do regulatório. O Correspondente Bancário Digital, que já existia na prática, agora é oficialmente reconhecido no modelo híbrido, legitimando aquilo que vínhamos construindo desde 2018: a transição definitiva para o digital.
O mercado sempre soube que a evolução era inevitável. A pandemia acelerou processos, o comportamento do consumidor mudou e a tecnologia tornou-se a linha de frente. O que faltava era o reconhecimento formal que desse segurança para que essa transformação acontecesse de forma plena.
Compreendemos o momento e ajustamos nossa estrutura para responder às novas demandas do mercado. Passamos a integrar, em nossos projetos, não apenas a infraestrutura digital, mas também os elementos que fortalecem o posicionamento comercial e ampliam as possibilidades de atuação do Correspondente Bancário no ambiente híbrido.
A transição deixa de ser apenas tecnológica e passa a ser estratégica. Democratizamos o acesso às ferramentas certas, eliminamos barreiras e criamos as condições para que o profissional do crédito bancário possa competir de forma equilibrada e sustentável diante dos bancos de rede, fintechs e grandes players. O digital deixa de ser um diferencial. Ele se torna a base para transformar a profissão, abrir novas oportunidades e garantir que o Correspondente Bancário ocupe o lugar que merece na evolução do mercado de crédito.
São Paulo, 10 de março de 2023.
Transformamos seu site em patrimônio
A inteligência artificial chega de forma popular e acessível, mudando definitivamente a forma como o digital é percebido. Deixa de ser apenas uma vitrine e se torna uma camada estratégica que aprende, analisa e antecipa necessidades.
Entendemos esse movimento e reestruturamos nossos projetos para que a presença digital não fosse apenas estática, mas se transformasse em um ativo estratégico, um verdadeiro patrimônio digital. Incorporamos inteligência para gerar previsibilidade, eficiência e novas possibilidades de relacionamento com o cliente.
A tecnologia, antes vista como suporte, agora é parte essencial da tomada de decisão. O Correspondente Bancário Digital passa a contar com recursos que ampliam alcance, otimizam processos e criam um diferencial competitivo real. A presença online se torna viva, integrada e em constante evolução, acompanhando o ritmo do próprio mercado de crédito.
São Paulo, 28 de novembro de 2024.
A melhor agência de desenvolvimento de sites para Correspondentes Bancários do Brasil
O digital deixa de ser apenas uma solução emergencial para se tornar o pilar estratégico nas operações de crédito bancário.
Correspondentes Bancários já não discutem mais se devem ou não estar no digital, mas como evoluir de forma mais eficiente e sustentável dentro dele.
Neste contexto, nossa trajetória se consolida como referência. Construímos uma relação de confiança com o mercado, baseada em propósito, técnica e entrega real de valor.
Validamos, com cada projeto e cada profissional atendido, o caminho que escolhemos lá atrás, quando o Correspondente Bancário parecia distante de assumir protagonismo digital.
Não somos apenas desenvolvedores. Somos parte de um movimento que conecta legado e inovação, tecnologia e humanização.
Esta posição consolidada não é um ponto de chegada, mas o sinal claro de que estamos prontos para expandir ainda mais nossa atuação e preparar o próximo passo da transformação.
São Paulo, 27 de julho de 2025.
Contribuindo para criar valor no mercado de crédito
Chegamos a um novo ponto de inflexão. Após consolidar o digital como pilar estratégico para Correspondentes Bancários, percebemos que a transformação não pode mais ser entregue em partes isoladas. O mercado exige integração.
Não basta presença digital, não basta automação, não basta conteúdo: é preciso orquestrar tudo em um sistema vivo, capaz de sustentar a evolução constante do crédito bancário.
É neste momento que deixamos de ser apenas uma agência especializada para nos tornarmos um ecossistema de transformação digital para o mercado de crédito.
Um ecossistema que conecta infraestrutura tecnológica, inteligência de dados, produção de conteúdo estratégico, educação continuada, automação de processos e relacionamento.
Não é apenas sobre sites, IA ou automações. É sobre criar uma base sólida para que Correspondentes Bancários, fintechs e novos players prosperem de forma colaborativa, sustentável e competitiva em um cenário que muda mais rápido do que nunca.
Olhamos para frente com a certeza de que o futuro será marcado pela convergência: pessoas, tecnologia, regulação e mercado atuando de forma integrada.
Continuamos fiéis ao nosso propósito original, mas agora ampliamos o alcance do que significa contribuir para criar valor no mercado de crédito, preparando o terreno para os paradigmas que ainda virão.
Com amor ao crédito,