Leia este artigo se você:
- Autoconsciência
- Autogestão
- Empatia
- Habilidade Social
Não esquece de colocar a sua opinião nos comentários abaixo, ⬇ pois é a sua opinião que me ajuda a rechear esse blog de conteúdo!
Autoconsciência
A Autoconsciência é a capacidade de você conhecer profundamente os seus sentimentos. Se você consegue identificar as suas emoções, se torna muito mais fácil controlar as suas ações.
E é interessante que a sua equipe também desenvolva essa característica, pois ela traz uma certa frieza para lidar com situações de maior estress. É uma neutralizadora de “mimimi”.
Dessa forma, em situações onde o cliente é muito ansioso, exigente ou em uma situação de pressão, a autoconsciência será uma grande aliada para o equilíbrio da situação.
Para o líder, especialmente, em diversas situações, como por exemplo: responder com clareza e entendimento coletivo, sem sentir-se ofendido ou intimidado, em reuniões com colaboradores, onde determinadas perguntas de membros da equipe possam levar a uma desestabilização da equipe toda.
É um controle emocional muito importante, também, para o equilíbrio do planejamento de metas. Pessoas com autoconsciência presente não são nem muito críticas, nem muito esperançosas e tal “frieza” contribui para o estabelecimento de metas reais e possíveis de serem atingidas, o que traz um ambiente mais tranquilo.
Autogestão
A autogestão ou autocontrole é uma característica que nos torna mais produtivos, pois por meio dela somos capazes de nos automotivar.
Na minha opinião, a maior capacidade de uma pessoa que exerce um cargo de liderança é a de se manter motivado, de demonstrar isso, de não se deixar abalar por qualquer coisa, e ainda, demonstrar vontade de viver, de fazer as coisas acontecerem, de manter um sorriso no rosto.
Uma liderança que consegue se manter motivada, influencia e motiva a todos da equipe. Logo, maior a vontade de todos fazerem as coisas andarem e, consequentemente, maiores os resultados.
Evidentemente que todos nós estamos sujeitos a mau humor, pressão, problemas e estresse, mas as pessoas que tem autocontrole, conseguem estancar essas situações com uma visão positiva e sem se deixar contagiar.
A autogestão / autocontrole deve ser estimulada nas equipes frequentemente, se tornar um hábito, uma cultura, pois, quanto maior a capacidade de lidar com problemas estando desnudos de impulsividade, ódio, tristeza ou vaidade, maior será a eficácia nas soluções.
Empatia
Ah, a empatia… serve para qualquer situação. Este sim é um treino obrigatório a todos os líderes e que deve ser estimulado nas equipes.
Se um líder entende o que um colaborador sente nuam determinada ação, maior será o seu poder de decisão sobre os resultados daquela ação praticada.
A empatia melhora o ambiente, melhora a situação numa venda, por exemplo, a um cliente “chato”, pois você desenvolve a capacidade de imaginar o que aquele cliente pode estar pensando, vivendo ou sentindo, para estar sendo chato e tudo se torna mais leve.
Habilidade social
Esta é uma característica importante a um líder, a de fazer networking, de se relacionar com as pessoas, de estar aberto a conhecer novas pessoas.
E esta também é treinável. Experimente falar com as pessoas estranhas no seu dia-a-dia e a não evitá-las. Você terá a oportunidade de conhecer clientes potenciais, amigos, parceiros de negócios, dentre outros.
A Habilidade social é uma caraterística da inteligência emocional que nos ajuda inclusive a conquistar autoridade em nosso mercado. Se relacionar com o outro é uma forma de fazer o maior número de pessoas saberem o que você faz e ser lembrado por isso.
Mantenha um pouco de cartão de visitas em cada acessório que você usa no cotidiano: bolso, bolsa, pasta, carteira, bolsinha, porta-níquel… você pode gerar relacionamentos o tempo todo e em todo lugar e o cartão será importante para estender esses relacionamentos.
Siga-nos no Instagram: @viverdecredito.
Um forte abraço.
Rosa Oliveira
CEO & Gerente de Projetos Digitais da Viver de Crédito