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Os quatro profissionais (ou setores) que não podem faltar em um Correspondente Bancário

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Qual é o time perfeito de um Correspondente Bancário?

A verdade é que não há uma resposta absoluta. Uma pessoa pode ser suficiente, um pelotão ou uma equipe enxuta. Porém, há quatro setores que são essenciais para uma organização de processos eficiente.

Muitos Correspondentes Bancários já perceberam a importância de ter um Posicionamento Digital. Sabemos que essa transição requer um pequeno esforço de investimento, tempo e processos.

E é comum durante essa transição surgirem dúvidas sobre como compor uma equipe otimizada, envolvida na transformação para o Digital, e, ao mesmo tempo, enxuta.

Neste artigo, trago um pouco da visão das Startups e os personagens ideais para compor uma boa e enxuta gestão. E ela pode ser reduzida a quatro profissionais-chave ou setores.

Não esqueça de colocar a sua opinião nos comentários abaixo, ⬇ pois é a sua opinião que me ajuda a rechear esse blog de conteúdo!

Obviamente que o tamanho da equipe varia conforme a atuação do Correspondente Bancário, seu porte e estratégias. Quanto maior a empresa, mais variável é o time, cujas algumas funções podem ser terceirizadas.

Entretanto, essas quatro funções se aplicam a qualquer tamanho de empresa, inclusive para um “eupreendedor”. Para quem já é um Correspondente Bancário Digital o modelo se aplica, mas com um pouco de diferença em duas funções.

 

Escolhendo seu time ideal

1. Administrativo/Financeiro

É o profissional que se encarrega das questões burocráticas, ela pode ser encabeçada pelo Gestor também. Relacionamento com a contabilidade e documentações da empresa, formalização de contratos, organização de formulários (CCB, Termos, etc), conferência de relatórios de comissões, emissão de borderôs, emissão de notas fiscais, logística, cadastros de parceiros ou agentes, pagamentos diversos, dentre outras.

 

2. Vendedor/Consultor Digital

É quem cuida das vendas. Ele pode atuar tanto como operador de vendas ativo, como também, como consultor digital. Responsável pelo SAC 3.0, pelo atendimento ao cliente, simulações, fechamento de vendas, ajustes de vendas, dentre outras. Atua também na comunicação da empresa na formação e atendimento de parcerias e como representante em eventos do mercado.

 

3. Marketing/Designer

É quem cuida da propaganda da empresa. Repsonsável pela construção da marca, pelas estratégias de prospecção e divulgação. Cuida dos panfleteiros, anúncios, sistemas de automação, artes para postagens, dentre outras.

 

Operacional

É o executor do time. Quem insere as propostas no sistema, digitaliza documentos, resolve pendências, conversa com o suporte e acompanha o status até a integração.

 

Perceba que neste modelo de gestão enxuta de Correspondente Bancário todos os setores se integram. Os objetivos financeiros são de toda a equipe e a comissão é dividida entre todos os membros.

A operação se inicia com uma boa estratégia de captação, depois é conduzida pelo atendimento ao cliente, em seguida enviada ao operacional, que conclui enviando à formalização.

Neste modelo todo mundo é “diretor”, todo mundo trabalha por um único objetivo e todo mundo é comissionado por isso. Dessa forma, o time tem uma conexão social muito forte, cria desempenho e as metas acabam sendo “vigiadas” e “responsabilidade” de todos.

 

Na hora de contratar

Contrate os melhores e não os atrapalhe! A meta é de todos, envolva a todos e dê liberdade à sua equipe para atingí-la.

Contrate devagar, mas demita rápido. Esse modelo funciona como uma engrenagem, se uma das peças estiver desalinhada, substitua rapidamente.

Considere a opção de tornar sócio alguém que você que traga os resultados e que esteja disposto a lutar por eles. Incentive ofertando planos de ter ações da empresa, participação no seu negócio, conforme as metas vão sendo atingidas, gradativamente.

Envolva a todos no propósito da sua empresa, fazendo com que o propósito de torne também do seu colaborador.

Antes de contratar cada uma dessas funções, alinhe com a cultura que você deseja ter no seu Correspondente bancário. Escreva o que você acredita ser os valores do seu negócio, escreva quais comportamentos que você realmente deseja e quais você realmente não tolera.

Prosperidade na formação do seu time!

E se você precisa da nossa ajuda para ser construir um Posicionamento na Internet e se tornar um Correspondente Bancário Digital, entre em contato conosco.

Vamos agendar um bate-papo sem compromisso para você descobrir como podemos te ajudar.

 


Siga-nos no Instagram: @viverdecredito.

Um forte abraço.

Rosa Oliveira
CEO & Gerente de Projetos Digitais da Viver de Crédito

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