Olá, Corbank e Simpatizante do Viver de Crédito! 🙂🙂
Você sabe quais são as 5 partes que compõem uma operação de cartão de crédito? Sabe a diferença entre bandeira e administradora de cartão de crédito?
No artigo CRÉDITO | HISTÓRIA E GUIA COMPLETO conto um pouco da história do cartão de crédito no tópico “O surgimento do cartão de crédito, a moeda plástica”.
E neste, explico sobre a diferença e participação dos 5 elementos envolvidos numa operação de cartão de crédito.
Não esqueça de colocar a sua opinião nos comentários abaixo, ⬇ pois é a sua opinião que me ajuda a rechear esse blog de conteúdo!
O cartão de crédito teve sua origem em 1920 de forma tímida, como uma forma de alguns estabelecimentos agradarem clientes cativos.
Na década de 1950, o Diners Club Card é oficializado como o primeiro cartão de crédito, devido a um imprevisto, quando um cliente desprevenido “pendura” a conta em um restaurante e seu proprietário vê nisso uma oportunidade.
Depois em 1960 ganhou a forma de “moeda plástica” já aperfeiçoada e popularizada desde seu surgimento e mais de 50 países ao redor do mundo passam a recceber por meio de cartão de crédito.
O Diners Club Card a essa altura ganha seus primeiros concorrentes, tais como: o “American Express” e o “BankAmericard”, que futuramente se tornaria a “Visa”.
Atualmente o cartão de crédito representa um volume alto em movimentaçao de recursos no Brasil. O número de transações com cartões de crédito chegou a R$ 173 bilhões em 2017.
Os 5 elementos envolvidos numa operação de cartão de crédito são:
1- Portador (Cliente)
O portador é o cliente, titular ou dependente. É quem utiliza o cartão de crédito para adquirir bens, serviços e outras possibilidades.
2- Estabelecimento (Vendedor)
Como o nome já diz, é o vendedor que recebe por cartão de crédito pelos bens vendidos ou serviços prestados.
3- Adquirente (Maquininha)
O adquirente é o intermediário entre o estabelecimento e a bandeira, popularmente conhecida como “maquininha”. Ele fornece os equipamentos de comunicação.
4- Bandeira (Marca)
Já a bandeira é a intermediária entre o adquirente e o emissor ou administradora de cartão de crédito. As bandeiras mais conhecidas são Visa, Mastercard, American Express, Elo, dentre outras.
Os 6 primeiros números do cartão, também chamados de “bin-numer” identificam qual é o emissor do cartão.
5- Emissor ou Administradora (Instituição Financeira)
Normalmente são bancos e financeiras, o emissor é responsável por emitir, definir limite de compras, aprovar transações, emitir fatura, fazer cobraça em caso de inadimplência, dentre outras.
Siga-nos no Instagram: @viverdecredito.
Um forte abraço.
Rosa Oliveira
CEO & Gerente de Projetos Digitais da Viver de Crédito