Viver de Crédito | Criação de Sites para Correspondentes Bancários - Como ser Correspondente Bancário

5 mitos sobre inovação, inclusive no mercado de crédito

Você vai ler neste artigo:

Nos últimos anos, o conceito de inovação se inseriu completamente no cenário empresarial. Hoje, possuímos normas e certificações de melhores práticas, estudos acadêmicos sobre o tema e empresas crescendo graças à sua mudança de paradigma para um modelo inovador.

Porém, junto com tudo que se torna popular, surgem falsas versões dessas práticas. Por vezes, estas nem são criadas de maneira a buscar uma vantagem ilícita sobre o mercado, mas nascem como fruto de uma má interpretação do que é o conceito e como aplicá-lo.

A inovação é complexa por si só e, erros de compreensão, muitas vezes, levam a aplicações infrutíferas e a uma banalização do termo. O pior é que isso afasta as empresas do que realmente pode ser algo positivo.

O medo do equivoco, do charlatanismo e do banal são alimentados pela ignorância de quem aplica uma inovação equivocada, e daqueles que ainda não construíram um senso critico sobre o conceito, dado que é algo em expansão.

Foi pensando nisso que listei abaixo cinco mitos sobre a inovação que vão ajudar o empresário a criar um senso crítico profundo sobre o tema. Isso também serve para aqueles que querem aplicar a inovação, mas ainda se perdem em interpretações erradas.

1. Inovação é tecnologia – Muitas pessoas ainda entendem a inovação como uma tecnologia. É por isso que quando elas buscam aplicar a inovação em suas empresas, buscam incessantemente criar algo tecnológico. A verdade é que não importa o quão tecnológica seja uma solução. O importante é o problema que ela resolve. Muitas inovações analógicas ou mesmo no modelo de negócios podem ser mais relevantes que as inovações tecnológicas.

2. Inovação vem da inspiração – Muitos acham que inovar é sentar e ter grandes ideias, coisa de gênios criativos. A maioria desconhece que há processos, métricas, modelos pensados para inovar. A inovação precisa florescer em um ambiente criado para ser fértil às novas ideias. Uma gestão específica para inovar tem como retirar da empresa o que ela tem de melhor e direcionar para as descobertas interessantes.

3. Eureka! – Sim, a inovação surge a partir das boas ideias, mas elas não acontecem num momento de lampejo, o fenômeno eureka. Louis Pasteur dizia que o acaso favorece a mente bem preparada. Então, nada de ficar sentado esperando as ideias surgirem. A inovação acontece como consequência do entendimento de um problema com o cruzamento do seu repertório. Quanto mais profundo você for nesses dois quesitos, melhores ideias terá.

4. Inovação é um acaso – Muitas pessoas pensam que a inovação acontece de tempos em tempos, sendo algo raro. Mito! A inovação demanda um processo constante. Uma gestão voltada à inovação é fundamental para garantir práticas permanentes. Criar um ambiente fértil para a aprendizagem, experimentação e proliferação de ideias é fundamental para garantir que sua empresa seja inovadora.

5. Inovar é para os jovens – Muitos gestores acreditam que inovação é coisa de startup, de empresas jovens, cercadas de profissionais da geração Y. Por mais que as revistas enalteçam os feitos de jovens empreendedores, há muitas pessoas mais velhas trabalhando em startups e esse intercâmbio entre as gerações é decisivo. Quando se tem alguém mais novo olhando um problema, assim como alguém mais velho, temos duas visões que não são antagonistas, mas complementares de como solucioná-lo. Uma equipe multidisciplinar é fundamental para a inovação.

Espero que você tenha entendido que a inovação está ao acontece de todos, independentemente da idade, crenças ou porte empresarial. Mais que uma vantagem competitiva ela pode ser a chave para a sobrevivência de muitos negócios e mercados. Ignorá-la é, de fato, o único erro.

* Esse material foi gentilmente cedido por Marília Cardoso e por sua equipe para publicação no Viver de Crédito. 

Marília Cardoso é jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, MBA em Marketing e pós-MBA em inovação. É empreendedora, além de coach, facilitadora em processos de Design Thinking, consultora e professora de inovação. É fundadora da InformaMídia, agência de comunicação, e sócia-fundadora da PALAS, consultoria de inovação e gestão.


Siga-nos no Instagram: @viverdecredito.

Um forte abraço.

Luiza Olinda
COO & Gerente de Projetos da Viver de Crédito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excelente
Com base em 8 avaliações
Junior Rodrigues
Junior Rodrigues
31/08/2023
Olá, Eu recomendo os serviços da Viver de Crédito no mercado de fintech´s e correspondência bancária. Eles tem um time que presta um serviços de qualidade com o atendimento humanizado e diferenciado. gostei do que eles me entregaram.
Carolina Dutra
Carolina Dutra
29/08/2023
Meu e-commerce foi elaborado pela Rosa, da Viver de crédito e só tenho coisas boas para relatar! Além de todo cuidado com os detalhes na criação, o suporte é rápido, eficaz e sempre busca me ajudar da melhor forma. Só gratidão!
Aluana Cortezini
Aluana Cortezini
16/08/2023
Empresa de confiança, muito competentes, recomendo
Henrique Morais
Henrique Morais
15/08/2023
Excelente experiência
renan martins
renan martins
15/08/2023
Melhor empresa de marketing e desenvolvimento web que já contratei.. Referência máxima, não troco por nada!!!
Beth Maria
Beth Maria
03/08/2023
Incrível e muito seguro! Proporcionando sempre a melhor experiência nos deixando tranquilos de que estamos seguros e com a melhor empresa do seguimento! Sou fiel e indico.
Wilton J. Nascimento
Wilton J. Nascimento
03/08/2023
Sempre atenta as novidades dos negócios digitais, trazendo em seus projetos uma estratégia ótima com segurança e qualidade. Pra cima!!!! Muito obrigado Rosa
Picture of Viver de Crédito®
Viver de Crédito®

Somos uma agência digital referência, especializada em sites para correspondentes bancários, além de outras soluções específicas para o mercado de crédito.

Nosso manifesto

Editorias

Picture of Time de Marketing
Time de Marketing
Todos os artigos
Picture of Rosa Oliveira
Rosa Oliveira
Todos os artigos
Picture of Luiza Olinda
Luiza Olinda
Todos os artigos
error: Conteúdo Protegido!!
Como ser correspondente bancário

Faça sua pré-inscrição e garanta sua vaga na próxima abertura do Fórmula Corbantech.