Habilidades e Competências para ser Correspondente Bancário e conseguir um bom posicionamento no mercado de crédito bancário.
Nos últimos anos as fintechs alcançaram um espaço cada vez maior no mercado de crédito bancário.
Os bancos tradicionais seguem responsáveis pela maioria das Operações de Crédito, no entanto, o volume de crédito bancário produzido pelas fintechs e bancos digitais tem crescido de forma exponencial no Brasil.
A cada dia, as fintechs cativam mais clientes tomadores de crédito. Elas inseriram uma nova visão no mercado, trazendo uma nova cultura e agregando tecnologias sofisticadas.
Além disso, trouxeram uma nova forma de se relacionar com os clientes que garante um encantamento que transforma clientes em evangelistas de suas marcas, verdadeiros fãs.
Neste artigo, listei 5 Habilidades e Competências para ser Correspondente Bancário, sintonizar-se com as tendências do mercado e conquistar clientes apaixonados pela sua marca.
Não esqueça de colocar a sua opinião nos comentários abaixo, ⬇ pois é a sua opinião que me ajuda a rechear esse blog de conteúdo!
O mercado de Fintechs vem ditando tendências no mercado de crédito e criando novas demandas para os bancos e financeiras tradicionais.
Confira abaixo as 5 habilidades para se adaptar às evoluções do mercado e se preparar para o futuro.
1 – Enxergar seu negócio para o mundo digital
As novas tecnologias se fazem cada vez mais presentes, inclusive no negócio de Correspondentes Bancários. Já não basta contar apenas com um sistema de consulta ou CRM, é preciso ir além.
O contrato digital já começa a se tornar realidade em nosso mercado, de modo que isso mudará a forma de se relacionar com os clientes. E a forma de prospectar também.
É preciso se atualizar com essa realidade, buscar novos aprendizados, como marketing digital, por exemplo, que embora não seja o foco técnico do trabalho de um correspondente bancário, poderá ser um excelente aliado na estratégia de captação.
Buscar ao cliente por televendas, mala-direta, anúncios e outras formas de se fazer marketing tradicional, ficaram no passado. Elas até funcionam ainda, mas a forma de fazer marketing mudou. É preciso criar atrativos digitais que façam com que o público-alvo venha até você.
Por meio do marketing de conteúdo e de ferramentas empregadas em estratégias de marketing digital é possível montar uma campanha de atração de clientes poderosa.
O uso de ferramentas de inteligência artificial também ajuda muito na gestão de mídias sociais. Saber explorar essas ferramentas, ajuda inclusive, no aumento da produtividade.
2 – Entender todos os processos
Quanto mais o Correspondente Bancário conhecer os processos de sua empresa, mais rápida se tornará a eficácia das suas operações.
É muito importante que o gestor esteja inteirado sobre todo o funcionamento do seu negócio, desde a estratégia de atração de clientes até a gestão financeira, mesmo as tarefas delegadas a colaboradores, ferramentas ou prestadores de serviços.
Em princípio, pela necessidade de estar preparado para cobrir todas as demandas necessárias rapidamente, e, ademais, porque entendendo a dinâmica de cada área, poderá traçar estratégias de otimização de tempo de atendimento e melhora da qualidade para cada novo cliente.
O mercado de trabalho está buscando profissionais plurais, e no mercado de crédito não é diferente.
Temos hoje disponível na Internet um acervo gratuito muito grande de conhecimento, por meio do Youtube ou Google, por exemplo, de modo que não há razão para se limitar a apenas uma habilidade, você pode agregar muito mais à sua atividade principal.
3- Medir os resultados
Uma habilidade necessária ao correspondente bancário do futuro é adquirir a visão gerencial.
Produzimos um volume muito grande de informações e relacionamentos, desde as mídias sociais até a gestão de contratos aprovados, recusados, formalizados, pendentes, etc.
Todas essas informações precisam ser analisadas de forma macro, analitica, medida e organizadas, para que se criem novos processos e para que se padronize e melhore a forma de atender aos clientes.
As métricas ajudam a avaliar os resultados e melhorá-los cada vez mais.
4- Sem medo de Networking
Uma habilidade muito importante para o correspondente bancário do futuro é a de saber se relacionar com os outros.
Quanto mais relações novas você criar, maior será o alcance do seu negócio perante o mercado, os clientes e os colaboradores.
Para isso é necessário desenvolver sua inteligência emocional, entendendo sobre como ter empatia com os outros, o que o ajudará a melhorar seus relacionamentos.
Outro fator importante é procurar participar de eventos de capacitação e networking, a fim de ampliar sua rede de contatos.
5- Influenciar sem afetação
A habilidade de usar a influência, principalmente na liderança faz com que se estabeleça respeito, confiança e se atinja melhores resultados.
O Correspondente do Futuro não vende crédito, vende insights!
Siga-nos no Instagram: @viverdecredito.
Um forte abraço.
Rosa Oliveira
CEO & Gerente de Projetos Digitais da Viver de Crédito
Respostas de 2
x
Estou adorando seus artigos, leio todos e esta contribuindo muito para meus conhecientos.