Do funil de vendas para correspondentes bancários à Ampulheta de vendas: Uma perspectiva transformadora no mercado de crédito bancário
Quando se pensa em jornada de venda de crédito bancário, colocar o tomador de crédito no centro da experiência pode trazer ideias que vão além do funil de vendas já conhecido.
Adotar a ampulheta de vendas possibilita pensar em estratégias tanto para a venda, quanto para o pós-venda, e isso torna a jornada do correspondente bancário mais completa, resultando em mais vendas de crédito bancário a um menor custo de aquisição.
Pode ser que você já tenha ouvido falar em funil de vendas para correspondentes bancários, uma estratégia já conhecida que combina diferentes conduções na jornada do tomador de crédito até a formalização digital do contrato.
Antes de mergulharmos nesta técnica que amplia o tradicional funil de vendas para correspondentes bancários, convido você a seus comentários, pois é a sua participação que me ajuda a rechear este blog de conteúdo.
O Funil de Vendas para Correspondentes Bancários
Como você deve saber, basicamente, um Funil de vendas se divide em 3 fases: topo de funil, meio de funil ou fundo de funil.
A aplicação na prática do Funil de Vendas para Correspondentes Bancários, consiste em adequar ou incluir fases, de modo que o tomador de crédito entre pelo topo, e passe ou não, pelo meio, até desembocar no fundo de funil, momento em que a venda é concretizada.
Em outras palavras, o funil de vendas para correspondentes bancários é um processo estratégico que guia as interações desde o primeiro contato com potenciais clientes até a efetivação da venda de serviços financeiros, com foco específico em crédito bancário.
Esse funil é dividido em quatro fases, cada uma desempenhando um papel crucial no direcionamento do cliente ao longo da jornada. As principais fases incluem:
Fase 1 – Descoberta
Como aplicar a fase de descoberta no funil de vendas para correspondentes bancários:
É o primeiro contato do potencial cliente (lead) com a sua empresa, e ele pode, inclusive, não saber ainda que precisa do que você vende, da dor que você resolve ou do desejo que você realiza por meio das suas linhas de crédito.
Usar o seu Blog como porta de entrada para inserir artigos com as palavras-chave certas, pode ser uma solução eficiente, econômica e sustentável, já que o conteúdo sendo atemporal, poderá trazer leads por muitos e muitos anos.
Estou me referindo à estratégia de SEO, uma estratégia que traz resultados orgânicos expressivos, se for bem aplicada.
Exemplos de conteúdos:
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Por que o cartão de crédito não é a forma mais inteligente de parcelar uma viagem. - X Passos para DESEJO DO CLIENTE de forma ADJETIVO.
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Fase 2 – Consciência
Como aplicar a fase de consciência no funil de vendas para correspondentes bancários:
O objetivo dessa etapa é transformar desconhecidos em contatos para se relacionar depois.
Ter um formulário de inscrição para a sua newsletter em seu site pode ser uma maneira muito eficiente para começar a construir consciência e relacionamento com um lead.
Você pode enviar conteúdos úteis sobre finanças, qualidade de vida, viagens, entre outros assuntos vinculados ao uso do crédito, sempre usando uma chamada para ação.
Oferecer uma isca digital através de uma Landing Page, para atrair e registrar estes leads pode ser uma boa estratégia.
Não esqueça de vincular seus formulários a um CRM e adicione o campo de aceitação de Termos de Uso e Política de Privacidade, obrigatórios na LGPD.
Fase 3 – Consideração
Como aplicar a fase de consideração no funil de vendas para correspondentes bancários:
Nesta fase o cliente já sabe que precisa de uma linha de crédito e busca empresas que possam oferecer a melhor solução.
Use mecanismos que mostrem a sua autoridade e experiência naquela solução. Inserir depoimentos de clientes em seu site, mostrar seus números principais, vincular o nome de seus parceiros oficiais conhecidos no mercado como associação de marca, pode ser eficaz nesta fase.
Oferecer um simulador de crédito e uma FAQ bem estruturada também reforçam a decisão do consumidor.
Fase 4 – Compra
Como aplicar a fase de compra no funil de vendas para correspondentes bancários:
Nesta fase, já existe um interesse declarado no seu trabalho. O objetivo agora é definir se o lead é, de fato, um cliente em potencial, porque nem sempre a solução que você oferece se encaixa no que ele realmente precisa. É o momento da sua empresa se apresentar oficialmente.
Leve o seu lead ao WhatsApp ou telefonema e conduzir para a “Esteira de SIM”. Aqui você precisa ter um script com as perguntas certas, que conduza o usuário por essa esteira e processos de Onboarding bem definidos.
A Ampulheta de Vendas para Correspondentes Bancários
Já a Ampulheta de Vendas é uma evolução do formato Funil de Vendas para Correspondentes Bancários. Ela agrega novas fases após a compra, considerando que o fechamento não é mais o último ponto da estratégia.
Veja a seguir as fases da Ampulheta de Venda e como aplicar na prática em seu site para aumentar suas vendas de crédito:
Fase 5 – Adoção
Como aplicar a fase de adoção na ampulheta de vendas para correspondentes bancários:
Podemos dizer que o estágio de Adoção é quando o cliente vai enxergar cada vez mais valor da sua empresa, durante e após o serviço que contratou.
Antecipe o comportamento do cliente, ainda durante a primeira venda, torna mais fácil ter certeza do cliente continuar contando com a sua solução.
Use um CRM ou planilha para mapear os períodos de renovação de contrato, envie materiais úteis por e-mail, entregue “over delivery” e promova eventos interessantes àquele público-alvo.
Fase 6 – Retenção
Como aplicar a fase de retenção na ampulheta de vendas para correspondentes bancários:
Para elaborar uma boa estratégia de retenção é importante que você primeiro identifique qual é a taxa de entrada/saída de clientes.
Basicamente, divida a quantidade total de clientes que não renovou com sua empresa, pelo total de clientes ativos no início do período.
Crie um pop-up ou formulário de pesquisa que responda: Como meu cliente está se sentindo?
Com o resultado da pesquisa, será possível entender como reter mais clientes e melhorar a sua experiência.
Fase 7 – Expansão
Como aplicar a fase de expansão na ampulheta de vendas para correspondentes bancários:
Criar um canal de vendas por indicação pode ser a melhor forma para expandir suas vendas e a sua empresa. Provavelmente você já perceba isso, mas pense que operacionalmente é inviável.
Crie um Programa de Parceiros por indicação (por link), estruturando um Kit Eletrônico com os recursos necessários para receber vendas por indicação, usando poucos recursos operacionais ou de suporte do seu time.
A Viver de Crédito faz isso e te ajuda com a estratégia!
Fase 8 – Advogados da marca (evangelização da marca)
Como aplicar a fase de evangelização na ampulheta de vendas para correspondentes bancários:
O relacionamento com o cliente no pós-venda ajuda a torná-lo advogado da marca (lealdade).
O cliente recomenda para sua rede de contatos, atraindo potenciais novos clientes.
Para promover tal lealdade, forneça serviços de qualidade continuamente, no atendimento, na entrega e na linha de crédito em si.
Invista em um rosto para conversar com os clientes. Pessoas trazem para o negócio, uma conexão mais fácil e afetiva.
Um exemplo: A Apple! Qual é o rosto que vem à sua cabeça?
Funil de Conteúdos para Correspondentes Bancários:
Importante não confundir o funil de vendas para correspondentes bancários e a sua expansão para ampulheta de vendas com o funil de conteúdos para correspondentes bancários.
O funil de conteúdos para correspondentes bancários é um modelo estratégico que utiliza informações e materiais educativos para orientar potenciais clientes ao longo de sua jornada, proporcionando valor em cada fase do processo.
Este funil é projetado para complementar o funil de vendas, construindo relacionamentos e fornecendo insights relevantes.
Suas fases incluem:
- Descoberta:Introdução do cliente ao universo de serviços financeiros, especialmente focado em crédito bancário. Conteúdos informativos, artigos e blogs são ferramentas eficazes nesta fase.
- Educação:Após a descoberta, fornece-se informações mais detalhadas sobre os serviços de crédito bancário. Conteúdos educativos, como tutoriais, webinars e guias, ajudam a esclarecer dúvidas e fortalecer a compreensão do cliente.
- Engajamento:Nesta fase, os correspondentes bancários buscam engajar ativamente os potenciais clientes. Isso pode envolver interações em redes sociais, comentários em blogs e outros métodos que incentivem a participação e a construção de relacionamentos.
- Oferta de Soluções:À medida que o cliente demonstra interesse, são apresentadas ofertas mais específicas de serviços de crédito bancário. Isso pode incluir conteúdos mais detalhados sobre produtos, comparações e estudos de caso.
- Conversão:A fase final do funil de conteúdos, onde os potenciais clientes são motivados a dar o próximo passo no funil de vendas. Isso pode envolver chamadas para ação direcionadas, convites para consultas personalizadas ou outros estímulos à conversão.
Ambos os funis, quando implementados de forma integrada, proporcionam uma abordagem abrangente para aquisição de clientes, oferecendo informações relevantes, construindo relacionamentos e conduzindo os clientes até a efetivação de transações de crédito bancário.
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Um abraço,
Rosa Oliveira
CEO & Gerente de Projetos da Viver de Crédito