3 Super dicas para bater metas vendendo crédito

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Olá, Correspondente Bancário, tudo bem? 🙂🙂

Toda vez que o mês começa, você se preocupa com as metas que precisa alcançar?

Uma das preocupações do profissional de Correspondente Bancário é sobre se conseguirá atravessar um mês inteiro e bater suas metas.

Os bancos nos cobram metas mensais, alguns parceiros nos cobram metas trimestrais, nós mesmos nos cobramos acerca de nossas metas pessoais e o objetivo de manter a produção em dia e o cadastro ativo é um fato.

Neste artigo selecionei 3 dicas para que você descubra como fazer sua produção aumentar.

Não esqueça de colocar a sua opinião nos comentários abaixo, ⬇ pois é a sua opinião que me ajuda a rechear esse blog de conteúdo!

Como começar a atingir metas 

A rotina de um correspondente bancário inclui manter funcionando o funil de vendas, e para que tudo transcorra bem, é necessário gastar um pouco de disciplina, planejamento e execução, tanto das vendas, quanto das operações.

Uma planilha simples, se você não tem condições de investir em um sistema CRM no começo, pode ajudar.

Mesmo para quem prefira as anotações físicas, estruturar o planejamento em um caderno é viável do mesmo jeito.

O importante é entender que o “mês” do correspondente bancário só deve começar depois de um planejamento.

Você precisa equilibrar 3 pilares para atingir sua meta:

  • 1- Tempo
  • 2- Rendimento líquido que necessita ou deseja
  • 3- Valor mínimo exigido pelo banco ou parceiro

Se um destes 3 pilares estiver desafado, dificilmente você atingirá as suas metas, e nesse caso, precisará aumentar um dos pilares para equilibrar a parte defasada.

Pense nisso e encontre o limite em cada um deles. Você está trabalhando o tempo suficiente? Você está ganhando de comissão exatamente quanto precisa ou quanto gostaria? Seu master tem cobrado sua produção constantemente?

Encontre seus limites e tente superá-los. Você está batendo suas metas, ou está fazendo o básico pra sobreviver? Veja minhas 3 dicas.

 

1- Conheça sua linha de crédito ao extremo

Conhecer as operações que você vende é essencial para otimizar seu tempo e suas vendas. Primeiramente porque você transmite maior confiança ao cliente e também, porque você faz com que as operações sejam mais rápidas.

Além disso, conhecer bem as suas linhas de crédito é fundamental para direcionar o cliente para a melhor condição, de acordo com suas dores.

Muitos correspondentes bancários, principalmente quando atuam sob o código de uma promotora, acreditam que quanto mais linhas de crédito tiver na “prateleira”, maiores as chances de vender mais e bater metas.

Discordo totalmente dessa estratégia. Em minha carreira como correspondente bancário, já atuei como multibanco, multipromotora, direta com o banco, multilinhas, dentre outras diversas formas no mercado de crédito.

Porém, o modelo que melhor funcionou, que me trouxe melhores resultados, foi um modelo enxuto de linhas de crédito. Com o portfólio focado em um nicho principal e dois secundários, previamente definidos, estudados e validados.

Para esse modelo funcionar é preciso resistir a tentação de querer atender a todos. Muitas vezes surgem demandas de crédito de linhas com as quais não trabalhamos, e por não querer perder ao cliente, acabamos perdendo tempo para implantar uma nova linha de crédito na urgência.

Nesse caminho da urgência, poderão surgir alguns obstáculos que trarão demora ou fragiliade no atendimento, seja tentando o cadastro do produto de última hora que poderá levar muito tempo, seja dependendo de suporte para entender o RO, seja aguardando login e senha de digitação, dentre outros, a validação de um produto sem planejamento, nos tira do foco e nos faz perder um tempo valioso, que poderia estar sendo empregado para atingir as metas.

O foco deve ser na qualidade do crédito, no atendimento ágil e o menos burocrático possível e na credibilidade.

Portanto, é importante conhecer bem as linhas de crédito do seu portfólio e se manter o mais atualizado possível sobre as operações e convênios, para estar preparado para atingir os melhores resultados e as suas metas.

2- Mantenha o foco nas vendas

Além de manter o foco do seu portfólio em um, ou poucos nichos, também é importante eliminar as distrações durante seu processo de captação. Fazer uma boa gestão de tempo inclui entender o que é importante para você alcançar as suas metas.

Sabendo disso, não perca seu tempo com tarefas que podem ser feitas fora do horário comercial, por exemplo, horário em que você terá mais chance de conversar com seu cliente e/ou com seu suporte, ou seja, manter-se focado nas suas vendas.

Divida seu dia em períodos, separando e blindando seu tempo de foco para captação, digitação e resolução de pendências,  tarefas administrativas e financeiras e marketing e divulgação, sobretudo, a fatia maior de tempo deve ser para vender, se você quiser atingir suas metas.

Neste tempo focado para vender, você precisa responder as mensagens de clientes, fazer consultas e simulações, fazer contato com sua carteira, negociar e fechar novas operações diariamente.

Se você estabelecer estas rotinas, seu funil de vendas vai perder a força e certamente você não atingirá as suas metas.

3- Faça uma limpeza em seu funil de vendas

Todo prospect, seja especulativo ou portencial deve ser qualificado. Separe quem poderá fechar contrato com você futuramente, quem não é seu cliente e quem já é cliente.

Para quem já é cliente, você deve, além de classificar, projetar o retorno, ou seja, agendar o momento em que este cliente poderá refinanciar ou portar seu contrato, para que você possa fazer contato na data, se antecipando as necessidades dos clientes.

Adquira o hábito de classificar seus prospects automaticamente, a cada atendimento finalizado. Quando esse ciclo de vendas estiver funcionando, você terá o seu funil de vendas como referência para começar o seu dia. Saber a quem contatar, quando contatar, preferências, convênio, etc.

Lembre-se: quanto mais tempo você ganhar em todos os processos, quanto mais automático for, maior serão suas chances de atingir e superar suas metas.

Habitue-se a trabalhar com um funil de vendas, entendendo cada etapa de um prospect no seu funil de vendas. Se não tiver condição de investir em um CRM de vendas, você pode fazer isso manualmente.

Depois que você se acostumar a ver seu painel de vendas por meio do funil, com tudo organizado e estruturado, atingir suas metas será algo muito mais simples e ao mesmo tempo desafiador.

Os melhores correspondentes bancários estão sempre atentos ao seu funil de vendas!

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Um forte abraço.

Rosa Oliveira
CEO & Gerente de Projetos Digitais da Viver de Crédito

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