Como escolher o melhor local para montar o seu Correspondente Bancário

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Olá, Corbanks e Simpatizantes do Viver de Crédito 🙂 🙂

Um dos fatores que fazem parte da decisão e do Orçamento de quem está começando um Correspondente Bancário é a escolha do ponto onde o negócio será instalado.

Essa é uma decisão importante para quem está começando, já que influirá em todo o desenho do negócio, desde determinar os limites de faturamento e estrutura de atendimento, até servir de referência como endereço comercial em todos os materiais de marketing e ajudar na construção da sua autoridade no mercado.

Os melhores lugares para se montar um Correspondente Bancário ainda são os centros financeiros, onde há grande circulação de pessoas, e onde normalmente elas procuram crédito.

Porém, os coworkings vieram para ficar, e embora o mercado ainda esteja se adaptando a este novo conceito, pode ser uma ótima opção para quem tem um pequeno capital.

Para quem está começando e praticamente não dispõe de capital, o home-office é uma solução barata e ao mesmo tempo lucrativa, desde que algumas estratégias estejam atreladas e bem planejadas, inclusive a de expansão.

Selecionei 3 opções, com vantagens e desvantagens, que vão te ajudar a decidir de acordo com o seu momento.

Não esquece de colocar a sua opinião nos comentários abaixo, ⬇ pois é a sua opinião que me ajuda a rechear esse blog de conteúdo! 

 

1. Escritório,  Sala Comercial ou Loja

Se você optar por um destes modelos, cujas instalações são específicas para escritório comercial, encontrará menos limitações e dificuldades no credenciamento junto às instituições financeiras.

Normalmente, o processo de credenciamento se inicia com uma reunião inicial com um representante da instituição, geralmente um operador comercial, onde são analisados todos os aspectos do seu negócio previamente, inclusive instalações. 

Não é necessário ter um espaço físico muito grande.

  • Conjunto comercial
    Se for em um conjunto comercial, normalmente o espaço é dividido em salas, ou no mínimo, possui uma sala para recepção. Uma mesa para a recepcionista com um sofá de espera, café, água e revisteiro, para acomodar clientes, antes do atendimento comercial é o ideal.

    No escritório, se houver um único espaço compartilhado, pode-se usar uma mesa para cada membro e uma mesa de reunião, que sirva de apoio para alternar entre os atendimentos comerciais.

  • Sala Comercial
    Geralmente sala comercial é um espaço único sem divisórias. Se for muito pequeno, para ganhar espaço, você pode usar uma estrutura de baias de atendimento, cujo cliente já é recepcionado diretamente na mesa onde será atendido.

    Também é ideal que se deixe um sofá de espera para acomodar os clientes quando as baias estiverem ocupadas.

  • Loja 
    Se você conseguir começar por uma loja, pode dividir a estrutura física da mesma forma que num escritório ou sala comercial, porém, a vantagem desse modelo é que você conta com a visibilidade pelos pedestres, veículos e a fachada exposta ao público.

    Inicialmente você vai ter os custos da automação, máquinas, móveis, Internet, aluguel, funcionário (se houver) e impostos.

Nos 3 modelos apresentados acima, os custos são maiores e você pode enfrentar burocracia para alugar o imóvel, porém, o faturamento é menos limitado, você pode contratar colaboradores e encontra menos burocracia para expandir o portfólio de produtos junto às instituições financeiras.

Se o Plano de Negócios for bem feito, o orçamento preciso e tiver uma reserva planejada, tem tudo para ser um sucesso em menos de 1 ano!

 

2. Coworking

Se você optar por este modelo, poderá encontrar limitações e dificuldades no credenciamento junto às instituições financeiras.

Geralmente as instituições não aceitam o modelo de coworking, salvo exceções, onde o Correspondente Bancário possui endereço fiscal no endereço do coworking, ou seja, no contrato social consta como sede o mesmo endereço do coworking.

Também há maior limitação com relação ao atendimento de clientes, pois o contrato com o coworking pode ficar restrito a poucas horas ou indisponibilidade de sala para atendimentos de última hora.

Apesar de algumas limitações, no geral, os custos do negócio são bem menores se comparados ao escritório próprio, já que não é preciso investir em móveis, Internet, recepcionista e os custos de aluguel são menores.

Geralmente nos coworkings há 4 tipos de planos: “escritório virtual”, “endereço fiscal”, “estação de trabalho” e “sala comercial”.

  • Escritório virtual 
    No plano de “escritório virtual”, os coworkings disponibilizam a autorização para utilizar o endereço comercial como referência domiciliar, em todos os materiais de divulgação, como cartões de visita, site, mídias sociais, etc.

    Em alguns planos também estão inclusos os serviços telefônicos e recepção de documentos, que também podem ser contratados à parte, caso não estejam no plano contratado.

    Nesta opção não pode ser usado endereço fiscal, ou seja, constar no contrato social como sede, e para usar a estrutura de “sala de reunião” para atendimento de clientes, deverá ser agendado previamente, sujeito à disponibilidade e pago à parte.

    Os valores mensais normalmente variam de R$ 80,00 a R$ 220,00, e o uso da sala de reunião varia de R$ 18,00 a R$ 50,00 a hora.

  • Endereço fiscal
    Já no plano de “endereço fiscal”, o uso é bem parecido com o do escritório virtual, porém, há o acréscimo de ser utilizado como endereço fiscal, constando como domicílio da empresa em contrato social e perante os órgãos públicos.

    Os valores mensais normalmente variam de R$ 220,00 a R$ 450,00, e o uso da sala de reunião varia de R$ 18,00 a R$ 50,00 a hora.

  • Estação de trabalho 
    Neste plano os coworkings disponibilizam uma vaga em uma das estações ou mesa, podendo ser fixa ou rotativa, para que o profissional exerça suas atividades durante o período que contratar.

    Normalmente nesta opção está incluso o direito ao uso do endereço fiscal.

    Os valores mensais geralmente variam de R$ 680,00 a R$ 1.100,00. Em alguns planos estão inclusas horas mensais para utilização da sala de reunião, que também podem ser contratadas a parte, se forem superiores ao pacote contratado.

  • Sala privativa 
    Este é o plano premium dos coworkings e consiste em uma sala comercial privativa dentro do coworking, já equipada com mobiliário e preparada para funcionar como uma sala comercial comum.

    Neste planos estão inclusos todos os serviços disponíveis do coworking. Porém, dependendo do tamanho da sala pode ter um custo muito elevado e não compensar, se comparado à locação de uma sala comercial própria.


3. Home-Office

Se você optar por montar a empresa na sua casa, antes de tudo, você deve verificar junto a prefeitura da sua cidade se a lei de zoneamento permite a instalação do seu tipo de negócio naquele endereço.

O home-office é delicioso e muito econômico, porém, se você optar por esse modelo vai encontrar muitas limitações, o que pode não ser positivo se você estiver começando seu Correspondente Bancário.

Primeiramente você vai precisar determinar um local de trabalho. Também precisará definir um horário comercial e estabelecer uma rotina que concilie perfeitamente a sua rotina “home” e a sua rotina “office”. Feito isso, o próximo passo é conscientizar as pessoas que moram com você. Essa parte pode não ser tão simples!

Basicamente é ideal que você tenha uma iluminação eficiente, uma cadeira confortável, uma mesa com gaveteiro e de preferência um armário ou arquivo, um painel ou mural de recados, computador com impressora, materiais de escritório e o ideal é que personalize seu espaço, tornando-o o mais agradável possível para você trabalhar e dando a sua identidade ao seu “cantinho de trabalho”.

Você também precisará ter um contrato mensal com um coworking, no plano “escritório virtual” é o ideal, para que possa deixar seu negócio mais profissional. Ele será seu domicílio de referência para você inserir em seu site, mídias sociais e para agendar atendimentos avulsos, para receber seus clientes, conforme a demanda.

Estando tudo checado e pronto para começar, vamos às limitações que mencionei. Para se cadastrar junto às instituições financeiras, você não poderá usar seu endereço residencial, pois os bancos não aceitam. No mínimo você poderá tentar fazer um contrato de “endereço fiscal” para tentar essa opção, o que encarecerá um pouco seu custo.

Outra limitação é que a sua divulgação ficará restrita a praticamente o cenário virtual, e indicações de conhecidos. Para essa estratégia funcionar precisará traçar um plano de marketing digital, investir em tráfego nas mídias sociais e manter a frequência da divulgação, o mais profissional possível.

Este modelo funciona muito bem se você se organizar com eficiência, traçar a estratégia correta e, ter clareza de que talvez, só comece a retornar financeiramente, depois que você conquistar uma carteira de clientes substancial e recorrente, muitos desistem por esperarem resultados imediatos, o que não acontece.

É muito importante que você faça um alinhamento entre a sua conveniência de tempo, financeira e expectativas, a fim de escolher a opção com melhor custo-benefício.

 


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Se você ficou com alguma dúvida sobre crédito, escreva para mim: [email protected] u deixe seu comentário abaixo.

Um forte abraço.

Rosa Oliveira 

 

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