Diferença entre agente, substabelecido e promotora de crédito

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você sabe a diferença entre ser Agente de Crédito, Substabelecido ou Promotora?

Recebo esta pergunta com frequência, por meio dos nossos canais e responder em forma de artigo do blog.

Não pretendo mostrar uma solução pronta, mas trazer a diferença entre os três modelos de negócios dentro do mercado, para te ajudar a decidir.

Não esqueça de colocar a sua opinião nos comentários abaixo, ⬇ pois é a sua opinião que me ajuda a rechear esse blog de conteúdo!

 

AGENTE DE CRÉDITO

Conhecido popularmente como “pastinha”, o agente de crédito é o correspondente bancário autônomo, que pode atuar prestando serviços como pessoa física.

Ele pode trabalhar tanto para outros correspondentes bancários, de qualquer porte, e/ou, diretamente para as promotoras, por meio de contrato firmado, atuando como representante autorizado de correspondente bancário.

Ao se cadastrar junto a uma dessas empresas que exercem atividade de correspondentes bancários, os  agente de crédito recebem das mesmas todo suporte necessário.

Além disso, recebem material de apoio, listagens e treinamentos, sendo remunerados por meio de comissionamento por cada contrato negociado e integrado, sem a necessidade de contra-apresentar nota fiscal para recebimento de comissões.

Porém, pode ocorrer do correspondente bancário exigir do agente autônomo, a emissão de um RPA – Recibo de Pagamento a Autônomo ou assinatura de recibo de comissões.

No ciclo da intermediação de crédito, muitos correspondentes bancários atuam como terceirizados.

Portanto, não é incomum que a maioria dos agentes de crédito atuem como quarteirizados em operações de crédito que intermedeiam.

O agente de crédito em campo é um intermediário entre o cliente e a instituição financeira.

Todavia, é muito importante conhecer ao cliente, entender aos seus desejos, conhecer bem os produtos que está vendendo (linhas de crédito), para saber direcioná-lo da maneira correta.

 

SUBSTABELECIMENTO

Admite-se o substabelecimento do contrato de correspondente, em um único nível, desde que o contrato inicial preveja essa possibilidade e as condições para sua efetivação, entre as quais a anuência da instituição contratante.

A instituição contratante, para anuir ao substabelecimento, deve assegurar o cumprimento das disposições desta Resolução.

É vedado o substabelecimento do contrato no tocante às atividades de atendimento em operações de câmbio.

O substabelecimento foi regulamentado pelas resoluções 3.954/2011 e 3.959/2011 do BACEN.

Quando substabelecido o Correspondente Bancário recebe um código direto com o banco e obtém maior acesso aos bancos e benefícios comerciais.

Para ser substabelecido é preciso ser Pessoa Jurídica e o CNAE deve atender às exigências da Instituição Financeira a qual substabelecerá.

 

PROMOTORA

A Promotora, como é conhecido o Correspondente Bancário de nível “Sênior”, é a empresa cadastrada diretamente com o Banco, sem intermediários.

Geralmente possui muitos anos de cadastro, experiência, estrutura orçamentária e entrega de produção substancial, já que absorve a produção de diversos outros Correspondentes menores.

Tem acesso amplo a toda estrutura do banco, desde o fornecimento de login-mãe, até material de apoio, de marketing, reuniões com Superintendência, negociação de comissões, exclusividade, etc.

Como já mencionado, é também responsável por entregar a produção dos Agentes de Crédito e/ou Correspondentes menores, atuando como uma intermediária entre estes profissionais e a Instituição Financeira.

Ela se responsabiliza também pelo repasse de comissões aos mesmos, emissão de notas fiscais para recebimento dos Bancos e entrega de material de apoio e suporte operacional aos profissionais a que assiste.

Muitas instituições financeiras não cadastram pequenos correspondentes e terceirizam automaticamente para as promotoras com quem negociam condições diferenciadas.

Podendo incluir exclusividade, estas promotoras absorvem aos cadastros destes Correspondentes.

E se você precisa da nossa ajuda para iniciar no mercado de Correspondentes Bancários, entre em contato conosco.

Vamos agendar um bate-papo sem compromisso para você descobrir como podemos te ajudar.

 


Siga-nos no Instagram: @viverdecredito.

Um forte abraço.

Rosa Oliveira
CEO & Gerente de Projetos Digitais da Viver de Crédito

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Leia outros artigos

Podcrédito: Carlos Nepomuceno

Em entrevista exclusiva para o Viver de Crédito, Ingrid Barth, diretora na ABFintechs e COO & Founder da Linker – banco digital focado em pequenos empreendedores – conta como são os bastidores das fintechs brasileiras e o que podemos esperar desse mercado em ascensão.

Leia mais »