Ferramentas que indicamos:

pOSICIONAMENTO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA O MERCADO DE CRÉDITO

Diferença entre agente, substabelecido e promotora de crédito

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você sabe a diferença entre ser Agente de Crédito, Substabelecido ou Promotora?

Recebo esta pergunta com frequência, por meio dos nossos canais e responder em forma de artigo do blog.

Não pretendo mostrar uma solução pronta, mas trazer a diferença entre os três modelos de negócios dentro do mercado, para te ajudar a decidir.

Não esqueça de colocar a sua opinião nos comentários abaixo, ⬇ pois é a sua opinião que me ajuda a rechear esse blog de conteúdo!

 

AGENTE DE CRÉDITO

Conhecido popularmente como “pastinha”, o agente de crédito é o correspondente bancário autônomo, que pode atuar prestando serviços como pessoa física.

Ele pode trabalhar tanto para outros correspondentes bancários, de qualquer porte, e/ou, diretamente para as promotoras, por meio de contrato firmado, atuando como representante autorizado de correspondente bancário.

Ao se cadastrar junto a uma dessas empresas que exercem atividade de correspondentes bancários, os  agente de crédito recebem das mesmas todo suporte necessário.

Além disso, recebem material de apoio, listagens e treinamentos, sendo remunerados por meio de comissionamento por cada contrato negociado e integrado, sem a necessidade de contra-apresentar nota fiscal para recebimento de comissões.

Porém, pode ocorrer do correspondente bancário exigir do agente autônomo, a emissão de um RPA – Recibo de Pagamento a Autônomo ou assinatura de recibo de comissões.

No ciclo da intermediação de crédito, muitos correspondentes bancários atuam como terceirizados.

Portanto, não é incomum que a maioria dos agentes de crédito atuem como quarteirizados em operações de crédito que intermedeiam.

O agente de crédito em campo é um intermediário entre o cliente e a instituição financeira.

Todavia, é muito importante conhecer ao cliente, entender aos seus desejos, conhecer bem os produtos que está vendendo (linhas de crédito), para saber direcioná-lo da maneira correta.

 

SUBSTABELECIMENTO

Admite-se o substabelecimento do contrato de correspondente, em um único nível, desde que o contrato inicial preveja essa possibilidade e as condições para sua efetivação, entre as quais a anuência da instituição contratante.

A instituição contratante, para anuir ao substabelecimento, deve assegurar o cumprimento das disposições desta Resolução.

É vedado o substabelecimento do contrato no tocante às atividades de atendimento em operações de câmbio.

O substabelecimento foi regulamentado pelas resoluções 3.954/2011 e 3.959/2011 do BACEN.

Quando substabelecido o Correspondente Bancário recebe um código direto com o banco e obtém maior acesso aos bancos e benefícios comerciais.

Para ser substabelecido é preciso ser Pessoa Jurídica e o CNAE deve atender às exigências da Instituição Financeira a qual substabelecerá.

 

PROMOTORA

A Promotora, como é conhecido o Correspondente Bancário de nível “Sênior”, é a empresa cadastrada diretamente com o Banco, sem intermediários.

Geralmente possui muitos anos de cadastro, experiência, estrutura orçamentária e entrega de produção substancial, já que absorve a produção de diversos outros Correspondentes menores.

Tem acesso amplo a toda estrutura do banco, desde o fornecimento de login-mãe, até material de apoio, de marketing, reuniões com Superintendência, negociação de comissões, exclusividade, etc.

Como já mencionado, é também responsável por entregar a produção dos Agentes de Crédito e/ou Correspondentes menores, atuando como uma intermediária entre estes profissionais e a Instituição Financeira.

Ela se responsabiliza também pelo repasse de comissões aos mesmos, emissão de notas fiscais para recebimento dos Bancos e entrega de material de apoio e suporte operacional aos profissionais a que assiste.

Muitas instituições financeiras não cadastram pequenos correspondentes e terceirizam automaticamente para as promotoras com quem negociam condições diferenciadas.

Podendo incluir exclusividade, estas promotoras absorvem aos cadastros destes Correspondentes.

E se você precisa da nossa ajuda para iniciar no mercado de Correspondentes Bancários, entre em contato conosco.

Vamos agendar um bate-papo sem compromisso para você descobrir como podemos te ajudar.

 


Siga-nos no Instagram: @viverdecredito.

Um forte abraço.

Rosa Oliveira
CEO & Gerente de Projetos Digitais da Viver de Crédito

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

31 respostas

  1. Olá, boa tarde. Gostei muito do seu artigo gostaria de conversar com vc para tirar algumas dúvidas sobre esse assunto!Qual seu zap?

    Solange

  2. Olá Rosa Oliveira, tudo bem?
    Gostei muito do artigo, pois deu a informação precisa e abrangente.
    Nós já temos algum tempo de mercado de empréstimos, mas sempre é bom nos atualizar.

  3. olá! sou funcionária em uma agencia de crédito,e estou prestes a abrir minha própria agencia em outra cidade,gostaria de algumas dicas pra começar bem o meu negócio.

    1. Olá, Flávio, tudo bem? Que bacana! Então, você suponho que você já atue há alguns anos no mercado, certo? Você é corban de qual nicho? Abraços.

    1. Olá, Jonatas, tudo bem? Pode atuar com mais de uma, sim. Entretanto, precisa pensar no planejamento da sua produção, operacional e relacionamento com seus parceiros-chave, para não diluir o seu posicionamento, e consequentemente, demorar mais tempo para obter resultados.

  4. Boa noite,
    Como posso contactar vocês sobre implementar uma destas modalidades de ator no mercado de correspondente bancário.
    (55)984585468

    1. Boa noite, Jalmar, tudo bem? Você está em qual país? Por favor, me escreva um e-mail a respeito das suas dúvidas. Saudações.

    1. Oi, Samara, tudo bem? Que bacana que você se interessa pela atividade. Entre em contato comigo por e-mail (rosa@viverdecredito.com.br) e me diga como posso te ajudar, quais são suas dúvidas para começar e expectativas com a atividade. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viver de Crédito

Viver de Crédito

Somos uma agência digital especializada em sites para correspondentes bancários.

siga-nos nas redes sociais
inscreva-se neste blog